segunda-feira, 25 de abril de 2011

Metas 2011 do CNJ já podem ser acompanhadas no site do TJRR

O Portal de Acompanhamento das metas 2011 do Conselho Nacional de Justiça já pode ser acessado no site do TJRR. O link http://www.tjrr.jus.br/sistemas/php/metas_cnj/ apresenta instruções e informações, além de melhorar a qualidade dos serviços judiciais prestados aos cidadãos.Estabelecidas pelo CNJ, as metas tem como principal objetivo melhorar o funcionamento da justiça nos tribunais de todo o País. Desta forma, o Poder Judiciário de Roraima, criou o Grupo Gestor de Acompanhamento e Fiscalização de Metas e Tabelas Processuais Unificadas, formado por servidores e magistrados, com a finalidade  de acompanhar o desempenho das metas e o andamento de processos das varas, comarcas e juizados.Por meio do portal de acompanhamento é possível ainda visualizar o resultado mensal de cada meta.
Meta 3
O Judiciário de Roraima está cumprindo a meta 3, que consiste em julgar quantidade igual a de processos de conhecimento distribuídos em 2011 e parcela do estoque, com acompanhamento mensal. Entretanto, apenas no dia 31 de dezembro será possível verificar o cumprimento final da referida meta.Até o mês de março deste ano, o TJRR vem alcançando o objetivo da meta 3 através das 6ª e 7ª Varas Cíveis, 1ª, 2ª, 5ª e 6ª Varas Criminais, 1º, 2º e 3º Juizados Cíveis, 1ª Vara Militar e Turma Recursal. Nas comarcas do interior destacam-se Mucajaí, Caracaraí, São Luiz do Anauá, Alto Alegre e Pacaraima.Ao cumprir a Meta 3, o TJRR dá mais celeridade aos serviços judiciais. Para o Presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, Des. Lupercino Nogueira, é importante salientar a atuação dos Mutirões das Causas Cíveis, Criminais e do Júri Popular, e, ainda, a designação de juízes substitutos para atuar como cooperadores em algumas unidades judiciais.

Cursos profissionalizantes beneficiarão moradores do Centenário

O Cento de Referência de Assistência Social (Cras) mantido pela Prefeitura de Boa Vista no bairro Centenário está com inscrições abertas para os cursos de Relações Interpessoais, Redação Oficial e Atendimento ao Público. O Centro fica na rua Agostinho, n°. 173B. O curso de Atendimento ao Público acontecerá de 2 a 6 de maio, das 14h às 18h e o de Redação Oficial será realizado de 9 a 13 de maio, das 14h às 18h. Atualmente, o Centro está oferecendo o curso de Relações Interpessoais, que iniciou no dia 18 de abril e termina nesta terça-feira (26), beneficiando 20 pessoas. Devido à demanda de inscrições, serão abertas novas vagas para o curso, em horário noturno, das 18h às 22h, no mês de maio, sem data definida até que as 20 vagas sejam ocupadas.Os curso serão ministrados e certificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com duração de 20h. Os interessados devem fazer sua inscrição no Cras Centenário, até o início de cada curso. Estão disponíveis 20 vagas para cada capacitação.

Governo realiza III Ciclo de capacitação do Selo UNICEF

O Governo do Estado de Roraima, por meio da Secretaria da Promoção Humana e Desenvolvimento (Sephd) realiza nesta terça e quarta-feira, 26 e 27, das 8 às 18h, na Escola do Governo, o III ciclo de capacitações metodológicas da edição 2009-2012 do Selo UNICEF Município Aprovado.
A ação tem como objetivo preparar os municípios inscritos no programa para desenvolver ações e projetos relacionados aos temas de educação, cultura e esporte voltados para a infância e adolescência.
A Programação inclui cinco módulos como políticas públicas, mudanças climáticas e o impacto na vida das crianças e adolescentes, cultura e identidade, comunicação para a igualdade étnico-racial, além de esporte e cidadania.  As oficinas serão ministradas pelos técnicos do UNICEF com o apoio do Comitê Gestor Estadual da Agenda Criança Amazônia.
Os gestores e articuladores municipais do selo receberão informações e materiais de apoio à organização, planejamento e realização de ações do seu município, para que possam planejar as atividades previstas no projeto, voltadas para crianças e adolescentes.
A articuladora estadual da Agenda Criança Amazônia e secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta, disse que o III Ciclo de Capacitações do Selo UNICEF Município Aprovado, representa a continuação de um trabalho realizado em parceria.
 “Estamos intensificando as ações para que possamos atender com prioridade nossas crianças e adolescentes em todos os municípios do Estado, visando minimizar, a cada dia, os indicadores sociais negativos nesta área.”, enfatizou. 
SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO – O Selo Unicef Município Aprovado é um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros que cumprem as políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. Em Roraima, já foram realizadas duas etapas de classificação e, neste ciclo,  serão capacitados os municípios do Cantá, Iracema, São João da Baliza, Uiramutã e Boa Vista.

Moradores participam de cursos profissionalizantes

A Prefeitura de Boa Vista realiza neste mês cursos profissionalizantes para os moradores dos bairros União e São Pedro. As capacitações são coordenadas pelo Departamento Social de Geração de Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho.Nesta segunda-feira (25), começou o curso de Decupagem, com 45 horas/aula, para moradores do Bairro União. São 15 alunos que participarão de aulas teóricas e práticas, das 8h às 11h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, rua 11, nº 45.A técnica da decupagem consiste na decoração de objetos com figuras recortadas em papel ou até mesmo em tecido. O papel utilizado pode ser muito variado, desde o simples guardanapo de papel, fotocópia, papel de revistas e de embrulho, até fotografias. As superfícies que recebem a colagem também são as mais variadas possíveis: madeira, cartão, tecido, vidro, metal, cerâmica e velas.Outro curso oferecido é o de Bonecos em Tecido, com 70 horas/aula. Com 15 alunos matriculados, as aulas começam nesta quarta-feira (27) e seguem até o dia 27 de maio. O curso acontecerá no Centro de Múltiplo Uso do bairro São Pedro que funciona no anexo da Igreja São Pedro, rua Miguel Lupe, s/n.

Deputado Estadual propõe construção de escola.

O deputado estadual Marcelo Natanael (PRB), apresentou no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR) um projeto de indicação para que o Executivo Estadual realize uma obra de construção de uma escola de Ensino Fundamental e Médio, no bairro Cidade Satélite para atender a classe estudantil daquela região.
Segundo o parlamentar, o artigo 5 da Constituição Federal e a Constituição Estadual asseguram ao poder público, entre outros direitos essenciais, a educação. Como alegação, Natanael afirma que a população de Boa Vista vem crescendo constantemente ocasionando o surgimento de novos bairros. “A construção de uma escola no Cidade Satélite é uma questão de necessidade, pelo fato de haver um único colégio de responsabilidade do poder municipal, possuindo somente o Ensino Fundamental entre os turnos matutino e vespertino.
 É importante lembrar que  os estudantes daquela localidade são obrigados a estudar em outras escolas localizadas em bairros adjacentes e até mais distantes por falta de vaga”, justifica o deputado, reforçando que o sistema de transporte coletivo, como ônibus e lotação que trafegam pela linha do Cidade Satélite é demorado e deficiente. “Acredito que o governador Anchieta Júnior vai se sensibilizar com a situação dos moradores daquele bairro que precisam de condições para estudar sem que tenham prejuízos. A construção da escola é uma reivindicação antiga e não podemos mais deixar que muitos jovens desistam de estudar por não ter condições de pagar um transporte para ir até a instituição de ensino mais próxima”, finaliza.

Coordenação pré-define temas para serem debatidos em simpósio

Nesta segunda-feira, 25, a coordenação do I Simpósio sobre violência no trânsito em Roraima esteve reunida na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para definir os temas e instituições que irão apresentá-los durante o evento, com data prevista para 9 e 10 de junho próximos. O simpósio deve reunir alunos de vários cursos de graduação, do Ensino Médio de escolas públicas ou privadas.
A primeira proposta apresentada para os debates ficou dividida em sete painéis, pré-definidos por apresentações de diagnósticos do DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito e SMTRAN – Secretaria Municipal de Trânsito, DAT – Delegacia de Acidentes de Trânsito, PRF – Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar de Roraima. Além de apresentações do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, do estado de Município.
Além do RUA – Resgate Urbano de Acidentados do Corpo de Bombeiros de Roraima, Secretaria Estadual de Saúde, responsável pelo atendimento a acidentados e instituição representativa de pessoas acidentadas. Também devem participar do evento, os representantes do Sistema de transporte coletivo  da Emhur - Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Boa Vista, SEST/SENAT e outras cooperativas.
A coordenação vai convidar representantes do DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito, do Congresso e do Judiciário para participarem do evento que ao final, trará ao público exemplos e experiências que deram certo, em parceria entre escolas, Detran e Smtran; como o Projeto Cidadão do futuro, e outras atividades educativas realizadas pelas Secretarias de Educação do Estado e Município.
Após todos os diagnósticos e discussões sobre os temas, os participantes poderão propor as soluções para um trânsito menos violento em Roraima. A intenção é chamar a sociedade para a responsabilidade conjunta no sentido de reduzir os acidentes, seja na capital ou no interior. Durante o evento, devem ser realizados work shops com trabalhos acadêmicos e outras exposições sobre o trânsito em Roraima.
Desde as primeiras discussões, a coordenação quer envolver todas as instituições que tenham relação com o trânsito, desde a auto-escola que forma o condutor, ao acidente com suas causas e conseqüências. A próxima reunião da coordenação está prevista para a sexta-feira, 29, quando o formato do Simpósio será deliberado com todas as suas ações, palestras e  participantes cujo resultado será compilado na Carta do Trânsito em Roraima. 

CLICKS DO ACORDA CIDADE

CLICKS DO ACORDA CIDADE
Sucesso a II ediçao do projeto Lucas realizado no fim de semana no municipio de Cantá. Foram mais de oitocentos atendimentos como médicos, odontológicos, entre outros.Uma realizaçao da IEQ do bairro 31 de Março.

No programa desta 4ª feira, 14 de dezembro de 2011 ...

Entrevistei na ediçao de hoje cinco dos 21 formandos da turma de secundaristas do ginasio Euclides da Cunha de 1961, que completaram 50 anos de formaçao. estive na festa de confraternizaçao e foi algo como disse o advogado Alcides Lima foi transcendental.

Na edição desta 2ª feira, 28 de novembro no Acorda Cidade

Segunda

Basqueteiras Wilson com 50% de descontos, sabe onde tem?

Basqueteiras Wilson com 50% de descontos, sabe onde tem?
na Sport e Cia da avenida Jaime Brasil e tem mais toda a loja com 10% de descontos e toda a linha de tenis e chuteiras. confere.passa lá

Clicks das nossas entrevistas do dia

Clicks das nossas entrevistas do dia
cada assunto gera uma grande amizade, pessoas queridas que nos honram com bate papos especiais. quem ganha? ganha eu e a ganha a cidade que ficamos por dentro dos assuntos quentes da nossa gente. agende a sua 91254561