A primeira proposta apresentada para os debates ficou dividida em sete painéis, pré-definidos por apresentações de diagnósticos do DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito e SMTRAN – Secretaria Municipal de Trânsito, DAT – Delegacia de Acidentes de Trânsito, PRF – Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar de Roraima. Além de apresentações do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, do estado de Município.
Além do RUA – Resgate Urbano de Acidentados do Corpo de Bombeiros de Roraima, Secretaria Estadual de Saúde, responsável pelo atendimento a acidentados e instituição representativa de pessoas acidentadas. Também devem participar do evento, os representantes do Sistema de transporte coletivo da Emhur - Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Boa Vista, SEST/SENAT e outras cooperativas.
A coordenação vai convidar representantes do DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito, do Congresso e do Judiciário para participarem do evento que ao final, trará ao público exemplos e experiências que deram certo, em parceria entre escolas, Detran e Smtran; como o Projeto Cidadão do futuro, e outras atividades educativas realizadas pelas Secretarias de Educação do Estado e Município.
Após todos os diagnósticos e discussões sobre os temas, os participantes poderão propor as soluções para um trânsito menos violento em Roraima. A intenção é chamar a sociedade para a responsabilidade conjunta no sentido de reduzir os acidentes, seja na capital ou no interior. Durante o evento, devem ser realizados work shops com trabalhos acadêmicos e outras exposições sobre o trânsito em Roraima.
Desde as primeiras discussões, a coordenação quer envolver todas as instituições que tenham relação com o trânsito, desde a auto-escola que forma o condutor, ao acidente com suas causas e conseqüências. A próxima reunião da coordenação está prevista para a sexta-feira, 29, quando o formato do Simpósio será deliberado com todas as suas ações, palestras e participantes cujo resultado será compilado na Carta do Trânsito em Roraima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário